quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Os produtos químicos encontrados com maior frequencia nos alimentos são:

Corantes

A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais agradáveis, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamentes comum, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não fazia sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. É inegável que uma bebida com sabor de laranja e com cor de laranjada é muito mais agradável de se beber do que uma bebida incolor com gosto de laranja.
Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.

Aromatizantes

Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro a os alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.
Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes e lhes imitam o sabor e aroma, São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.


Conservantes

Ao contrário dos corantes e aromatizantes, os chamados conservantes não possuem função de fazer com que os produtos industrializados pareçam ser o que na realidade não são, ou, seja, naturais. Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
É possível reconhecer o uso dos conservantes na composição dos produtos a partir da leitura do rótulo das embalagens. Eles são caracterizados pelos códigos P1 a P10. São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros de outros alimentos industrializados.

Antioxidantes

Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" (mudança de sabor) por algum processo de oxidação.
Podem ser encontrados em sorvetes, leite em pó, instantâneos, leite de côco, produtos de cacau, conservantes de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e sucos de fruta, refrescos e refrigerantes.


Estabilizantes

São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos. É possível identifica-los nos rótulos das embalagens pelos códigos ET1 até ET29.


Acidulantes

São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes. Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar sabor ácido ou agridoce (ácido e doce) nas bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário